Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
200.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que estejam inscritos como desempregados no IEFP ou que sejam ativos empregados, e que possuam como habilitações mínimas o 9.º ano de escolaridade. Os formandos deverão ter interesse em desenvolver competências digitais intermédias, de forma a reforçar a sua capacidade de utilização de tecnologias digitais em contextos pessoais e/ou profissionais, respondendo às exigências atuais do mercado de trabalho.
Desenvolver competências digitais ao nível intermédio que permitam aos formandos analisar, organizar e recuperar conteúdos digitais, comunicar e colaborar eficazmente através de tecnologias digitais, criar e editar conteúdos digitais em diferentes formatos e aplicar medidas de proteção de dispositivos, dados pessoais, saúde e meio ambiente em ambientes digitais.
CD_B3_A - Analisar, organizar e recuperar conteúdos digitais
· Distinguindo diferentes ambientes digitais para obtenção de informação e dados específicos.
· Aplicando filtros em motores de busca de informação em ambientes digitais.
· Identificando a credibilidade, fiabilidade e autenticidade das diferentes fontes de informação acerca do mesmo tema em ambientes digitais.
· Selecionando, de entre diferentes fontes de informação e de conteúdo digital, as que se adequam ao pretendido.
· Selecionando documentos de diversos formatos, organizando-os em pastas personalizadas.
· Aplicando ferramentas adequadas à organização, armazenamento e recuperação de dados.
CD_B3_B-Comunicar e colaborar através de tecnologias digitais
Comunicar e colaborar através de tecnologias digitais
Utilizando ferramentas e tecnologias digitais adequadas a processos colaborativos, aplicando normas de comportamento e estratégias de comunicação.
Selecionando e utilizando serviços digitais públicos e privados que promovam a autocapacitação e a participação ativa na sociedade.
Aplicando normas de conduta adequadas à utilização de ambientes digitais, respeitando o conjunto de valores de convivência cidadã.
Gerindo a identidade digital, identificando formas de proteger a reputação online.
Descrevendo práticas de referenciação e de atribuição de autoria específicas.
CD_B3_C_Criar e editar conteúdos digitais em diferentes formatos
Criar e editar conteúdos digitais em diferentes formatos
Distinguindo diferentes meios digitais.
Distinguindo diferentes regras de direitos de autor e licenças que se aplicam a dados, informação e conteúdo digital.
Aplicando regras de direitos de autor.
CD_B3_D_Proteger dispositivos, dados pessoais, saúde e meio ambiente
Proteger dispositivos, dados pessoais, saúde e meio ambiente
Distinguindo riscos e ameaças em ambientes digitais aplicando medidas de segurança e proteção diferenciadas.
Aplicando medidas de proteção de possíveis perigos em ambientes digitais.
Aplicar filtros de pesquisa em motores de busca, em jornais, ou outros, de modo a obter a informação pretendida.
Procurar cursos de formação adequados às necessidades e solicitar informação às instituições que os oferecem para se candidatar online.
Distinguir emails de origem conhecida (ex.: de amigos) de emails de outras origens (ex.: publicidade não solicitada).
Converter um documento de texto, imagem, ou outro, para PDF.
·Gravar a informação pesquisada sobre marketing, em formato de texto, PDF e vídeo, numa pasta devidamente identificada.
CD_B3_B-Comunicar e colaborar através de tecnologias digitais
Solicitar informação, por email, sobre o horário de atendimento, junto de uma entidade e reencaminhar a resposta para colegas.
Apresentar uma sugestão de melhoria de serviço através do preenchimento de um formulário online.
Fazer upload e download de documentos de e para portais de organismos públicos online.
Participar num fórum de discussão online sobre proteção do ambiente.
Na elaboração de um trabalho em grupo ou equipa, partilhar documentos usando um sistema de armazenamento na nuvem.
Apagar o histórico do dia após utilizar o motor de busca.
Identificar as condições dos serviços que se subscreve.
CD_B3_C_Criar e editar conteúdos digitais em diferentes formatos
Preparar uma apresentação multimédia com diferentes conteúdos digitais (texto, som, imagem e vídeo).
Utilizar um programa/aplicação para criar ficheiros de texto, utilizando as regras de formatação, de correção ortográfica e de referenciação das fontes.
Na candidatura a um emprego, criar uma carta de apresentação e o curriculum vitae, com recurso a ficheiro de texto (ex.: Europass; templates) ou a vídeo.
Analisar as despesas mensais e poupanças através de tabelas e gráficos numa folha de cálculo.
Escolher, entre diversas aplicações e programas open source, um(a) que permita elaboração de vídeos ou de animações que possam ser reproduzidos ou partilhados numa rede social.
Tratar imagens ou fotografias para organizar um álbum de fotografias temáticas (ex. família, viagem, natureza).
CD_B3_D_Proteger dispositivos, dados pessoais, saúde e meio ambiente
Proteger um dispositivo tecnológico através da instalação de um antivírus.
Detetar ações de phishing e bloquear remetentes duvidosos no email, identificando-os como SPAM.
Solicitar às empresas a quem deu consentimento para tratar dos seus dados pessoais que os eliminem das suas bases de dados.
Escolher entre diferentes níveis de luminosidade do ecrã do smartphone ou optar pela utilização de uma aplicação que faça essa gestão automaticamente.
No contexto de trabalho, adotar comportamentos que minimizem o impacto decorrente da utilização de dispositivos (olhar regularmente para a linha do horizonte, levantar da cadeira, fazer alongamentos, etc.).
Reduzir o consumo de energia de um dispositivo tecnológico (ex. computador portátil, tablet) alterando as suas definições, de acordo com o sistema operativo.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. UC CD_B3_A_Analisar, organizar e recuperar conteúdos digitais | 25 | 25 |
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2. UC CD_B3_B Comunicar e colaborar através de tecnologias digitais | 25 | 25 |
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3. UC CD_B2_C Criar e editar conteúdos digitais em diferentes formatos | 25 | 25 |
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4. UC CD_B3_D Proteger dispositivos e dados pessoais, saúde e meio ambiente | 25 | 25 |
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TOTAIS | 100 | 100 |
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| 200 Horas |
Forma de organização da formação: A distância, com sessões 100% síncronas.
1. Avaliação Diagnóstica:
No início da ação de formação, será realizada uma avaliação diagnóstica informal com recurso a um questionário de escolha múltipla e a simulações práticas simples.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões, com base na observação contínua do desempenho dos formandos, quer individualmente, quer em trabalho colaborativo. Serão utilizadas grelhas de observação, registo de contributos e feedback direto.
Critérios de avaliação formativa:
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
Sendo a formação maioritariamente teórica, será aplicado um teste teórico no final do curso, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores.
Este teste será composto por questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso, correspondência, perguntas de resposta curta e análise de pequenos casos práticos, incidindo nos critérios de êxito abaixo listados.
Critérios de avaliação:
1.4 Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
1.5 Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão do percurso com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Dispositivo tecnológico com acesso à internet.
Portais de notícias e motores de busca.
Email.
Livros (impressos, e-books e audiolivros).
CD_B3_B-Comunicar e colaborar através de tecnologias digitais
Dispositivo tecnológico com acesso à internet.
Email.
Portais de serviço público.
Redes sociais e fóruns.
Normas de conduta em ambientes digitais.
Livros (impressos, e-books e audiolivros).
CD_B3_C_Criar e editar conteúdos digitais em diferentes formatos
Dispositivo tecnológico com acesso à internet.
Processador de texto, folha de cálculo, apresentação multimédia, outros.
Programas e aplicações de vídeo e animação.
Direitos de autor e licenças.
Livros (impressos, e-books e audiolivros).
CD_B3_D_Proteger dispositivos, dados pessoais, saúde e meio ambiente
Dispositivo tecnológico com acesso à internet.
Software de proteção (antivírus).
Email.
Redes sociais.
Políticas de privacidade.
Livros (impressos, e-books e audiolivros).
A formação será realizada em ambiente virtual, pelo que os formandos devem garantir o acesso a um computador com ligação à internet, câmara e microfone funcionais, de forma a participar nas sessões síncronas e nas atividades interativas.
O formador utilizará um computador com acesso à internet, software de videoconferência e partilha de ecrã para dinamizar as sessões. O ambiente virtual de aprendizagem deverá permitir a interação entre formador e formandos, bem como a disponibilização de materiais de apoio.